quarta-feira, 17 de maio de 2017

O MARKETING DE REDE COMO UM PLANO DE CARREIRA

Até muitos anos atrás uma pessoa terminava seus estudos, conseguia um emprego e ficava nele a vida toda executando um plano de carreira até conseguir sua frustrante aposentadoria, que é um resultado insatisfatório depois de muitos anos de trabalho. Hoje é cada vez mais difíceis histórias como essa mantendo-se na mesma empresa a vida toda.
Atualmente apenas cerca de 25% das pessoas estão na mesma empresa há mais de 5 anos. Isso acontece porque as pessoas estão a cada dia buscando novos desafios, principalmente os mais jovens que fazem parte da geração Y. Estes querem mais velocidade e transformam cada novo emprego em um degrau na escada que querem subir.
O que ocorre na atual conjuntura econômica brasileira é que com a instabilidade política e econômica os investidores sentem insegurança e reduzem seus investimentos, as empresas produzem menos, aumenta o desemprego, reduz-se dinheiro no mercado, as compras diminuem, vende-se menos, consequentemente gera-se mais desemprego e o círculo vicioso leva à recessão econômica em que todos perdem.

Nesse contexto cada dia torna-se ainda mais difícil ter um plano de carreira no mercado tradicional e se manter por muito tempo na mesma empresa, mesmo que esta seja poderosa como algumas multinacionais que conhecemos e que estão no momento demitindo milhares de pessoas no país. Grandes grupos se fundem ou compram empresas menores gerando desemprego.

Analisando-se o marketing de rede, é possível fazer um plano de carreira? A resposta tem muita semelhança e vamos comparar.

Em primeiro lugar; onde você se encontra hoje, qual é a sua situação financeira?
Onde você quer chegar, quais são seus objetivos no médio e longo prazo?
Chegar ao topo na sua empresa?
Apenas conseguir uma renda que lhe de um bom estilo de vida?
Ficar rico?
Quais são os passos, atitudes que você deve tomar para atingir seus desejos, realizar seus sonhos?

No marketing de rede, a exemplo do marketing tradicional, também temos milhares de pessoas que trocam constantemente de empresa, sempre mudando da sua atual para uma que diz ser bem melhor. Evidentemente que não conseguem fazer um plano de carreira porque não conseguem levar sua rede, podem levar uma parte, mas perdem credibilidade, foco e vão sempre esperar a próxima.

Por outro lado, a exemplo do mercado tradicional o índice de mortalidade de empresas de marketing de rede está muito alto, muitos aproveitadores criam empresas que prometem muito e duram o tempo suficiente para que eles e alguns líderes ganhem muito dinheiro, enquanto a grande maioria perde. Memorize os últimos 5 anos a quantidade de empresas brasileiras e até mesmo estrangeiras que entraram no mercado e quantas existem até hoje.
Cada dia surgem novas empresas de marketing de rede enchendo nossa caixa de e-mails de spams, prometendo coisas maravilhosas e muitas vezes não se tem condições de saber nem quem são os donos, principalmente as virtuais.

Mas fazer um plano de carreira de médio e longo prazo no marketing de rede é totalmente possível e bem mais viável do que no mercado tradicional, pela simples razão de que você nunca será descredenciado de sua empresa de MMN, a não ser que cometa um grave erro contra as normas da empresa.

Porém um plano de carreira no marketing de rede ascendente rumo ao crescimento deve ser feito em parceria com uma empresa sólida, estruturada e que tenha uma visão de médio e longo prazo. Estamos falando na construção de um plano de carreira que necessariamente deve ser de médio e longo prazo e não em especulação, loteria, pirâmides, etc.

Deve-se encarar um plano de carreira em uma empresa de marketing de rede como uma aposentadoria financeira conquistada com vitória, colhendo bons frutos, com uma renda crescente e um bom estilo de vida, ao contrário do que se obtém com o INSS depois de 40 anos de contribuição. É claro que se sua meta é ficar rico isso também é possível dependendo da sua escolha, mas prometer riqueza às pessoas é um grande risco.

Apesar do marketing de rede ter pouco mais de 50 anos, temos exemplo no mundo de planos de carreira feitos por famílias inteiras já atingindo a sua 3ª geração desenvolvendo o negócio dentro da mesma empresa, como acontece com a família Dexter Yager na Amway passando de pai para filho, confirmando para os céticos que o negócio é hereditável. Isso é impensável no mercado tradicional e mesmo os negócios tradicionais familiares na maioria das vezes não tem possibilidade de concorrer com administrações profissionais e caem diante da concorrência.

Um plano de carreira no marketing de rede te leva a uma aposentadoria prazerosa depois de alguns ou muitos anos de trabalho e ainda sentimos motivação para continuar trabalhando de forma gratificante na 3ª Idade. Quem não vê a hora de se aposentar é porque tem um estilo de vida pouco estimulante ou vibrante ao contrário do marketing de rede que vão te ouvir até quando você sentir desejo de ajudar outras pessoas. O palco sempre estará montado para você.

O nosso foco não é parar de trabalhar, mas continuar fazendo aquilo que gostamos, como viajar com a família e os amigos do negócio, ter tempo livre, curtir a família, etc.

Mas para que você faça um plano de carreira no marketing de rede é imprescindível que a escolha da sua empresa, do seu sócio seja bem-feita. Sua empresa parceira tem que contar com muitas características que lhe deem sustentabilidade nas crises ou fora das crises. Para isso é importante que seus produtos não sejam supérfluos, ou seja, que as pessoas necessitem deles tanto nos momentos de crise financeira como nos momentos de grande crescimento. São Pessoas e produtos, produtos e pessoas e um plano de marketing justo.

Sua empresa tem que ter um grande respaldo financeiro e uma excepcional administração para que seu negócio permaneça sólido e seu plano de carreira seja executado conforme seu planejamento para atingir os níveis que você pretende alcançar no médio e longo prazo.

É necessário que sua empresa de marketing de rede tenha também longevidade, saiba para onde ir, um plano de crescimento no médio e longo prazo para que você caminhe com ela, ambos se fortalecendo.

Se sua empresa de marketing de rede for multinacional atuando em vários mercados simultaneamente, maiores são suas chances de ter um negócio solido e um plano de carreira no futuro, porque eventuais prejuízos que a empresa possa ter em alguns mercados compensam os de outros, mantendo-se a solidez mundial e o compromisso com o seu negócio no seu pais.

Mas se sua empresa for nacional e com boa estrutura você também pode perfeitamente fazer um plano de carreira atuando somente no país, que é o 4º maior mercado de marketing de rede do mundo com 200 milhões de pessoas. Temos alguns exemplos de empresas nacionais que estão crescendo de forma sólida, porém a maioria tem administrações inconfiáveis e sem compromisso com a ética do marketing de rede.

É importante que esse plano de carreira seja para sua família, para suas futuras gerações e não apenas para sua geração, esse é um dos melhores benefícios do marketing de rede.
Esses simples argumentos mostram que é muito mais viável desenvolver um plano de carreira em parceria com uma empresa de marketing de rede do que sendo empregado de uma empresa no mercado tradicional.

Nosso produto são as pessoas e no nosso plano de carreira o que mais importa é o bom relacionamento com as pessoas da sua rede, as amizades de médio e longo prazo, a constituição de uma nova e numerosa família viajando pelo mundo.

Se sua empresa te dá essas condições com certeza você pode planejar e executar um plano de carreira para a vida toda e deixar um grande legado para as suas futuras gerações.
Wanderley Lourenço
Economista mestrado pela USP e ex empresário de consultoria econômica e financeira
Ex Diamante da multinacional americana Nature´s Sunshine por 15 anos
Atualmente Platina Fundador Rubi na Amway do Brasil.
 
 
Tel. 21 9 99992141 Vivo whatsApp
Tel. 21 9 82638034 Tim
Skype wanderleynsp

Comentários

Trabalhar Em Casa ou Emprego Tradicional

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *